menu

29 de agosto de 2010

Feliz Aniversário Luana Piovani!

Luana Elídia Afonso Piovani (Jaboticabal, 29 de agosto de 1976) é uma atriz e modelo brasileira.

Em 1990, começou sua vida profissional como modelo, trabalhando para as agências Ford e Mega. Em 1993, estreou como atriz na minissérie Sex Appeal, da Rede Globo, mas nem por isso abandonou as passarelas, conciliando as duas funções por mais um tempo. Em 1994, viajou para vários países como Japão, Alemanha e Suíça. Posterior a seu regresso ao Brasil, participou da novela Quatro por Quatro e estreou nas telonas, participando do longa Super Colosso.

Em 1996, atuou em sua primeira peça de teatro, Nó de Gravata, e, simultaneamente, integrou o elenco da novela Vira-Lata. Também nesse ano, despontou como apresentadora, estando a frente da apresentação de vários quadros da revista eletrônica dominical Fantástico.

Em 1997, esteve presente em uma temporada do seriado teen Malhação e foi eleita pela revista VIP, da Editora Abril, como "a mulher mais sexy do mundo". No ano seguinte, ao lado dos atores Malu Mader e Fábio Assunção, interpretou um dos principais papéis da minissérie Labirinto. Nesse mesmo ano, protagonizou no teatro a adaptação de D'Artagnan e os Três Mosqueteiros.

Em 1999, produziu e atuou na peça A.M.I.G.A.S., além de ter participado da novela Suave Veneno. Em 2000, foi apresentadora do programa Tudo de Bom, na MTV Brasil e da cerimônia de premiação do Video Music Brasil.

Em 2002, participou no Fashion Rio, onde desfilou nua da cintura para cima, segurando os seios. Na TV, foi destaque da minissérie O Quinto dos Infernos, e, no teatro, do espetáculo Mais Uma Vez Amor. Depois, atuou na peça Alice no País das Maravilhas; que ficou em cartaz por dois anos, integrou o elenco de uma temporada do infantil Sítio do Pica Pau Amarelo e esteve nos cinemas do Brasil com o filme O Homem que Copiava.

Em 2004, substitiu a atriz Maria Paula, que saiu de licença maternidade, no humorístico Casseta & Planeta, Urgente!. Também protagonizou o filme O Casamento de Romeu e Julieta.

Entre 2005 e 2006, junto com a atriz Betty Lago, a filósofa Márcia Tiburi e a jornalista Mônica Waldvogel, dividiu a apresentação do programa Saia Justa, do canal de televisão a cabo GNT.

Em 2006, deixando de lado sua imagem de mulher sensual, envereda pelo teatro infantil, produziu e estrelou a peça O Pequeno Príncipe, baseada no texto de Antoine de Saint-Exupéry, na qual fez o papel-título, com grande sucesso entre o público infantil.Ao mesmo tempo, viveu nas telonas a cantora Elke Maravilha, no longa Zuzu Angel.

Em 2007, foi escalada pelo autor Carlos Lombardi para atuar na novela Pé na Jaca, como Vanessa, personagem escrita especialmente para ela, porém declinou ao convite. Depois, em 2008, foi convidada a fazer uma participação no seriado Faça sua História. No entanto, após um desentendimento com uma produtora da atração, acabou substituída pela atriz Camila Pitanga.

Em 2009, protagonizou o filme A Mulher Invisível. Durante esse trabalho, viveu um rápido relacionamento com o ator Selton Mello, que interpretou um dos personagens principais da película.

Em 2010, foi uma das protagonistas da série Na Forma da Lei, onde interpretou a delegada Gabriela.

Atualmente, encena o espetáculo infantil O Soldadinho e a Bailarina.

Luana conta que só aceitou voltar ao vídeo por se tratar de um convite feito pelo amigo Wolf Maya, a quem diz admirar muito e por quem afirma ter um enorme carinho. O texto é assinado por Antônio Calmon, que também escreveu a minissérie Sex Appeal, que a catapultou para a fama. A ex-modelo também adianta que não pretende fazer novela tão cedo.

Tem um site e um blog na internet, onde fala do seu cotidiano.


Letícia Spiller, Carolina (filha do diretor Ernesto Picolo), Ernesto Picolo, Luana Piovani, Cláudia Raia e Edson Celulari durante a estreia da peça"A.M.I.G.A.S" (8/8/99). Nessa época, Luana queria parar de fazer televisão. "O que é auge? Fazer novela das oito na Globo? Auge é você fazer uma peça com a casa cheia", disse em entrevista