menu

9 de julho de 2010

Última apresentação de Pernas pro Ar bate recorde!

Menos de três horas. Este foi o tempo para o Instituto Festival de Dança esgotar todos os ingressos colocados à venda para o espetáculo de abertura, “Pernas pro Ar”, com Claudia Raia. Antes disso, a venda mais rápida havia sido da apresentação de Baryshnikov, em 2007, cinco horas. E menos de 24 horas bastou para se esgotar em todos os ingressos para a Noite dos Campeões, que só vai acontecer no dia 31 de julho.

O Festival de Dança é um fenômeno. Em que outro lugar do mundo se realiza um evento que lota um espaço para mais de 4 mil pessoas, como é o Centreventos Cau Hansen, durante 11 noites, para assistir a dança? O público se desloca de todos os cantos do País para assistir aos espetáculos de grandes companhias do Brasil e do exterior e de escolas de dança. Na realidade, os estudantes de dança são as grandes atrações da maioria dos espetáculos, e não os bailarinos profissionais. A qualidade das escolas tem crescido muito nos últimos anos.

A Noite dos Campeões, quando dançam os primeiros colocados de todos os gêneros, é vendida no escuro. Ninguém sabe, nem a comissão organizadora, quais as escolas ou bailarinos que vão se apresentar nessa noite.

As pessoas compram no escuro, acreditando nos critérios rigorosos de seleção e premiação que norteiam o festival. Dançar em Joinville é privilégio para poucos. Este ano, foram inscritas 1.836 coreografias. Dessas, o conselho artístico do Festival escolheu 243 para competirem no palco do Centreventos, na Mostra Competitiva. Outras 40 foram selecionadas para o festival infantil Meia Ponta, no Teatro Juarez Machado. Tem crescido substancialmente a quantidade de grupos de dança que enviam seus trabalhos apenas para os palcos abertos. Mais de 500 coreografias serão apresentadas nos 17 palcos abertos instalados em praças, shopping centers, ancionatos, hospitais e outros lugares públicos.

Julho é o mês de encontro dos bailarinos, coreógrafos, diretores, ensaiadores e outros profissionais da dança que querem estar em Joinville para ver e serem vistos, assistir e discutir dança. Dentro do grande guarda-chuva que é o festival, acontecem também os seminários de dança, voltados para o público acadêmico, pesquisadores e teóricos da dança. Esse é o Festival de Dança, que dentro de poucos dias tornará Joinville a capital mundial da dança.

Fonte: A Noticia/Blog Não Fuja da Raia