menu

27 de fevereiro de 2010

Rindo da vida

Este texto de Ana Paula Bandeira foi escrito para o Diário Catarinense. Está publicado no caderno Variedades e é um comentário do espetáculo Pernas pro Ar, estrelado pela Cláudia Raia. Como achei que tem tudo a ver com o cotidiano familiar de muita família por aí, reproduzo aqui no blog:

Uma crônica do cotidiano. Pernas pro Ar, musical estrelado por Cláudia Raia, tinha tudo para ser mais uma das inserções das pernas (literalmente) da atriz e bailarina nos palcos brasileiros. Mas a peça é uma sátira do cotidiano da mulher brasileira de meia idade.
Helô, a personagem de Cláudia Raia, é uma dona de casa como várias outras. A propósito, na plateia, muitos casais devem ter se identificado com o casamento de Helô e Humberto. Bonita, mas entediada dentro de sua rotina, Helô se vê num sonho no qual suas pernas não a obedecem. Em vez da rotina, as pernas desejam o inusitado, a aventura. Ela entende que o diabo é quem a está incitando a esses pensamentos insólitos. A "vontade das pernas" nada mais seria que as fantasias reprimidas de Helô.
Num dos momentos, a atriz/dançarina, dentro de seu discreto vestido de seda rosa bebê, vê num outdoor uma mulher vestida num longo e sexy vestido vermelho. Então Helô se pega de papo com suas pernas, ambas desejando ardentemente aquele vestido. Ao que Helô se questiona:
_ Mas quem sou eu pra usar um vestido desse?
O vestido simboliza o boicote de si mesma, fruto de uma relação onde ela, a mulher, virou sombra do marido. No auge dos seus questionamentos, Helô conversa, de forma imaginária, com Humberto (também imaginário, até os últimos minutos do espetáculo):
_ Minhas amigas sempre dizem que seus maridos não a deixam falar. Você não, Humberto, você sempre me ouve. Só que nunca responde, nunca conversa comigo. Mas reclamar disso seria coisa de mulher frustrada, não é mesmo, Humberto?
São ou não são detalhes pertinentes ao cotidiano de muita família por aí? Só que, no teatro, embalado por comédia, ironia, música, dança e uma bela orquestra, fica bem mais engraçado!

Texto:Ana Paula Bandeira(Blog das Letrinhas)