menu

14 de novembro de 2008

Engraçadinha_1995



Engraçadinha foi uma minissérie de Leopoldo Serran, baseada no romance de Nelson Rodrigues, exibida na Rede Globo entre 25 de abril e 26 de maio de 1995. Dirigida por Denise Saraceni, era, assim como o livro de Nelson Rodrigues, dividida em duas fases.
Sinopse
A descoberta do amor provoca inúmeros acontecimentos na vida da sensual Engraçadinha, filha do moralista deputado Arnaldo, noiva do simplório Zózimo. Nos seus 18 anos, Engraçadinha encanta a todos, inclusive sua melhor amiga Letícia, noiva de seu primo Silvio, por quem Engraçadinha é apaixonada. Um perigoso triangulo amoroso que entra em conflito quando o Dr. Arnaldo descobre a relação e, desesperado, revela que Silvio também é seu filho. Como se não bastasse, Letícia assume a sua paixão por Engraçadinha, e tudo se encaminha para uma tragédia: Silvio se mata ao descobrir que dormiu com a sua irmã.
Era inicio dos anos 40 e a sociedade, apesar de cínica, repudia qualquer atitude que fuja aos padrões, principalmente quando o assunto envolve sexo. Mesmo após a morte de Silvio, Engraçadinha vê-se obrigada a partir do Espírito Santo e fugir para o Rio de Janeiro. Dezessete anos depois, Engraçadinha recalcada pela vida, agora protestante, está casada com o antigo noivo Zózimo, e cuidando de seus filhos com o rigor da religião. Apesar de muito simples, sua vida seria normal se não carregasse o arrependimento do passado e se sua filha Silene não fosse tão exuberante e simpática como ela era na sua juventude. Ao passo que foge das investidas da ainda apaixonada Letícia, é bastante autoritária com Silene, repreendendo-a.
Engraçadinha é ainda uma mulher muito bonita, mas que se esconde sob a capa da religião, tentando livrar-se do que considera os pecados do passado. Quer apenas cuidar da casa e manter a filha sob a sua guarda. Mas um confronto com o seu passado poderá despertar de novo a vontade de viver e a busca pelo prazer.
Chamada da Minissérie:





Abertura da Minissérie: