Rio - O novo cenário foi o mesmo em janeiro que passou. E no anterior. Ano que vem, pode apostar, lá vêm elas de novo. É só acabarem os festejos de fim de ano que, com as peças em recesso ainda voltando ao trabalho, praticamente todas as produções teatrais decidem estrear seus espetáculos. E o Rio fica assim, cheio de novas cenas a serem exploradas e estrelas pipocando nos palcos.
Desta vez, a enxurrada é ainda maior: entre montagens inéditas (são 20 só nesta semana) e importantes reestreias, mais de 50 peças entram em cartaz até o fim do mês. No cardápio de espetáculos, opções da comédia à tragédia, da Zona Sul à Zona Norte, e possibilidades para todos os bolsos, com ingressos a partir de R$ 10.
Fotos: Felipe O' Neill / Agência O DIA
Louise Cardoso, Larissa Maciel e Paulo Gustavo, que fazem parte do grande elenco que estreia em janeiro, comemoram o período de efervescência cultural. “É tempo de férias, com a cidade lotada, movimentada. As pessoas podem comentar teatro na praia, na academia. E, quanto mais sucesso em volta, melhor também para a sua peça, pois coisa boa espirra”, opina Paulo Gustavo que, depois do fenômeno ‘Minha Mãe É Uma Peça’, entrou em cena com a stand-up comedy ‘Hiperativo’, com ingressos já esgotados para este fim de semana no Teatro do Leblon.
Habitualmente recheadas de cabecinhas brancas nas poltronas, com as fiéis senhorinhas das vans, nesta época é possível ouvir dezenas de outros sotaques. Estreando em terras cariocas, a gaúcha Larissa Maciel é exemplo de quem já esteve do lado de lá da cortina. “Na época da faculdade, quando eu estava de férias, vinha para o Rio e fazia uma listinha de tudo que eu tinha para assistir”, lembra a atriz, que estreia hoje a comédia ‘Aquelas Mulheres’, no Fashion Mall.
Mais importante do que receber turistas, no entanto, é dar oportunidade para quem quase nunca tem a chance de assistir grandes montagens. Com essa ideia, Louise Cardoso decidiu fazer ensaios abertos de ‘Velha É a Mãe’, espetáculo em que volta à comédia interpretando uma mulher que não aceita o envelhecimento. “Sempre foi meu grande sonho estrear a preços populares, pra esquentar espetáculo e para que o público que não possa pagar consiga assistir. Mas quem for verá a peça pronta”, promete Louise, com ensaio hoje e amanhã no Teatro Sesi, no Centro.
A temporada reserva ainda espaço para reestreias que fizeram a cabeça dos espectadores, como ‘Boom’, de Jorge Fernando, no NorteShopping, e ‘Os Homens São de Marte... E É Pra Lá Que Eu Vou’, de Monica Martelli, no Vivo Rio. As plateias são muitas, escolha o seu lugar.
Cláudia Raia e Antonio Fagundes reforçam o roteiro na semana que vem
Tudo que é bom vem em dobro, e ainda haverá muitas novidades entrando em cena em janeiro. E com elenco de peso. Prestes a retornar à TV com a próxima novela das 19h, ‘Tempos Modernos’, Antonio Fagundes volta também aos palcos cariocas.
O ator estreia quinta-feira, no Teatro dos Quatro, o monólogo ‘Restos’, de Neil Labute. Com direção de Aderbal Freire-Filho, Daniel Dantas no papel-título e Renata Sorrah como Lady Macbeth, a tragédia ‘Macbeth’, de William Shakespeare, entra em cartaz na sexta-feira, no Espaço Tom Jobim. Nathalia Timberg e Rosamaria Murtinho também dividem o palco a partir de quinta-feira, no CCBB. Cláudia Raia também faz sua estreia neste mês, terça-feira , com ‘Pernas Pro Ar’, em espaço inédito para o teatro: o Armazém 2 do Píer Mauá.
Fonte: O Dia Online