menu

8 de novembro de 2014

DVDs “Vale Tudo” e “A Favorita” são boas opções de presentes de fim de ano



Já nas lojas especializadas, duas boas opções de presentes de fim de ano: a Globo Marcas lançou os boxes de DVDs das novelas “A Favorita” e “Vale Tudo”.

“A Favorita”, exibida entre junho de 2008 e janeiro de 2009, foi a estreia no horário nobre de João Emanuel Carneiro, autor também de “Avenida Brasil” (2012). A novela trouxe uma novidade para o horário das nove da Globo: ao invés do casal romântico protagonista, a trama era centrada em duas antagonistas, Donatela (Cláudia Raia) e Flora (Patrícia Pillar), que disputavam o amor da filha, Lara (Mariana Ximenes), herdeira de uma grande fortuna.

Com referências em filmes de suspense, tanto pela condução da história, quanto pela fotografia escura e cheia de sombras, “A Favorita” confundiu o público no início, que não sabia para quem torcer, pois o roteiro não deixava claro quem era a vilã da história, quem estava mentindo, se Flora, recém saída da cadeia, ou Donatela. Uma das duas matou o pai de Lara: Donatela, esposa dele, ou Flora, a amante, mãe de Lara. Flora foi presa pelo crime e deixou a filha sob a guarda de Donatela, que a criou com carinho. Ao sair da prisão, Flora luta para provar sua inocência e que havia sido Donatela a criminosa. Mas estaria Floria mentindo?

A novela teve uma reviravolta no capítulo 56, quando foi revelado que, de fato, Flora era a assassina. A partir daí, a vilã declarada conseguiu se infiltrar na família de Lara e deu-se início a um jogo de gato e rato com Donatela. Um grande sucesso, “A Favorita” cativou a audiência e tornou a personagem de Patrícia Pillar um hit. Até hoje, Flora é uma referência de vilã. E ainda trouxe de volta ao imaginário popular a música “Beijinho Doce”, criação de Nhô Pai, que na novela era interpretada pela antiga dupla sertaneja Faísca e Espoleta, formada por Donatela e Flora. A música fez tanto sucesso que ganhou remixes na internet, com batidas pop, dance e funk, e a inclusão de frases e bordões marcantes de Flora.

DVD A Favorita: box com 15 discos, 44 horas de duração. Preço sugerido: 180 reais.
Direção geral de Ricardo Waddington. No elenco, também Murilo Benício, Cauã Reymond, Carmo Dalla Vecchia, Ary Fontoura, Giulia Gam, Mauro Mendonça, Glória Menezes, Tarcísio Meira, Lília Cabral, Jackson Antunes, José Mayer, Thiago Rodrigues, Deborah Secco e outros.

Em minha lista de melhores novelas de todos os tempos, “Vale Tudo” ocupa a primeira posição. As qualidades são muitas, desde o elenco de primeira, bem dirigido, com personagens carismáticos, ao roteiro, que em momento algum fez com que o público perdesse o interesse na história. Levando ao telespectador a reflexão: “Vale a pena ser honesto no Brasil?”, “Vale Tudo” era uma novela crítica e – o mais incrível – sua temática continua atual, depois de 28 anos.

Escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, e dirigida porDenis Carvalho e Ricardo Waddington, “Vale Tudo” foi ao ar entre maio de 1988 e janeiro de 1989. O Brasil parou para assistir ao último capítulo da novela, para saber a identidade do assassino da vilã Odete Roitman. A pergunta “Quem matou Odete Roitman?” ecoa até hoje, tamanha foi a repercussão que “Vale Tudo” teve. Entre 2010 e 2011, foi exibida no canal Viva, causando um verdadeiro frisson nas redes sociais. Personagens emblemáticos como Maria de Fátima (Glória Pires), Odete Roitman (Beatriz Segall) e Heleninha (Renata Sorrah), são velhos conhecidos dos brasileiros, inclusive dos que nunca haviam tido a oportunidade assistir à novela.


DVD Vale Tudo: box com 13 discos, 37 horas de duração. Entre os extras, uma reportagem especial sobre os bastidores da gravação da cena da morte de Odete Roitman e entrevistas com os principais atores sobre a importância da novela. Preço sugerido: 165 reais.

No elenco, além de Glória Pires, Beatriz Segall e Renata Sorrah, também Regina Duarte, Antônio Fagundes, Carlos Alberto Riccelli, Reginaldo Faria, Cássio Gabus Mendes, Lídia Brondi, Nathalia Timberg, Adriano Reys, Cássia Kiss, Cláudio Corrêa e Castro, Pedro Paulo Rangel, Lília Cabral e outros.

Também à venda, o kit com almofada e/ou caneca das novelas.

Fonte: Nilson Xavier