menu

25 de março de 2013

Relembre: Claudia Raia em " Lisbela e o Prisioneiro",TV Globo, 1993


Autoria: Guel Arraes, Pedro Cardoso e Jorge Furtado 
Direção: Guel Arraes 
Exibição: 31/08/1993 
Horário: 21h30 

TRAMA PRINCIPAL 
- Lisbela e o Prisioneiro é uma comédia romântica ambientada em Pernambuco, nos anos 1960, que conta a história de uma jovem apaixonada por galãs de cinema. 
- Lisbela (Giulia Gam) está noiva de Douglas (Edson Celulari), um nordestino que foi para o Rio de Janeiro, trabalhou como peão de obras e voltou a Pernambuco com sotaque carioca. A moça não resiste e se encanta com seu jeito de malandro galanteador. 
- Mas, às vésperas do casório, Lisbela se apaixona por Leleu (Diogo Vilela), um artista circense que, fisicamente, não tem nada a ver com os mocinhos dos seriados, mas que vive como um herói, envolvido em aventuras, às vezes quase fatais. 
- Quando o rapaz conhece Lisbela, ele está jurado de morte por Frederico Evandro (Marco Nanini), um matador que não se conforma após ter flagrado o sem-vergonha na cama com sua mulher Inaura (Claudia Raia). 
- Mas Leleu ganha tempo mudando de identidade. Entre uma aventura e outra, ele escapa da morte sendo preso pelo tenente Guedes (Francisco Milani), o pai de Lisbela. Com a ajuda do carcereiro Citonho (Pedro Paulo Rangel), ele consegue fugir da prisão. 
- Para viver seu amor por Lisbela, Leleu dispensa Inaura, enfrenta o matador e quase morre. A jovem afronta seu pai para fugir com o seu herói. 

PRODUÇÃO 
- A maior parte do programa foi gravada nas cidades de Paudalho e de Bom Jardim, em Pernambuco. Poucas cenas foram feitas no Grande Circo Popular do Brasil e no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro. 
- A participação dos moradores foi fundamental para dar naturalidade à história. Eles fizeram figuração, emprestaram suas casas, animais, roupas e móveis para as gravações. 

CURIOSIDADES 
- O programa foi uma adaptação do romance homônimo de Osman Lins. 
- Lisbela e o Prisioneiro misturava cenas de uma história de cinema com as aventuras da protagonista com seu Dom Juan nordestino. Para compor a história, o diretor Guel Arraes usou imagens de filmes antigos, selecionados pelo pesquisador Paulo Tardin. Em uma das sequências, Lisbela assiste ao Norte das Rochosas, um western da década de 1930. 
- Lisbela e o Prisioneiro foi vendido para Angola, Islândia, Nicarágua, Panamá, Paraguai e Portugal. 
- O programa foi reapresentado em janeiro de 1994. 
- Em 2003, Lisbela e o Prisioneiro foi adaptado para o cinema, sob a direção de Guel Arraes.