menu

10 de março de 2012

Novelas Femininas



Durante anos a telenovela carregou o ranço de ser uma atração exclusivamente feminina, estigma que só foi perdendo a partir do final dos anos 60.

Como há décadas já não é mais exclusividade delas, relembro 10 novelas em que as mulheres tiveram papel fundamental. Tramas femininas, sobre mulheres. As histórias independem do gênero, mas elas foram as protagonistas absolutas.


A Favorita (Globo, 2008), escrita por João Emanuel Carneiro, Denise Bandeira, Fausto Galvão, Márcia Prates e Vincent Villari.

Flora (Patrícia Pillar) cumpriu pena por ter matado Marcelo, o amante, deixando a filha dos dois, Lara, para ser criada por Donatela (Cláudia Raia), esposa de Marcelo. Quando sai da cadeia, Flora luta para provar a todos que foi presa injustamente e que a assassina de Marcelo é na verdade Donatela. Ela quer convencer a filha Lara (Mariana Ximenes) de que é inocente. Lara foi criada por Donatela e se vê em meio a um fogo cruzado quando suas mães se acusam mutuamente. A garota se torna o alvo de disputa entre as duas mulheres que, um dia, foram amigas. Donatela teme que Flora se aproxime de Lara, a quem diz amar como se fosse sua própria filha. Enquanto o objetivo de Flora é se reaproximar de Lara, Donatela faz de tudo para impedir que isso aconteça. Mas, quem está dizendo a verdade afinal?

Fonte: Blog Nilson Xavier