menu

6 de dezembro de 2011

Claudia Raia é Ninon na televisão e Sally Bowles no palco


 
Por Ana Paula Loureiro

Em cartaz com o musical “Cabaret”, Claudia Raia mais uma vez vem mostrando talento no palco. No espetáculo, ela interpreta a cantora de cabaré Sally Bowles, um sonho profissional que espera há 20 anos para ser realizado. Coincidência ou não, foi justamente cantando e dançando num cabaré o seu primeiro papel de destaque numa novela na televisão. Ela fez a Ninon de Roque Santeiro, em 1985.


A personagem era uma dançarina sensual que trabalhava na polêmica boate Sexus. Aliás, a boate movimentou a careta Asa Branca, mas era considerada o antro da perdição pelas moralistas da cidade. Na trama, Matilde, interpretada por Yoná Magalhães, era a dona do cabaré e, além de Ninon, ela também tinha como dançarina da casa Rosaly, interpretada por Isís de Oliveira. A personagem de Claudia Raia fazia par romântico com o delegado Feijó, interpretado por Maurício do Valle, e tinha cenas com o lobisomem da novela, que era na verdade Ruy Rezende, na pele do professor Astromar Junqueira.


Outro destaque de Claudia Raia na televisão, também dançando, foi na novela Rainha da Sucata, em 1990. Conhecida como a “bailarina da coxa grossa”, a personagem Adriana era uma bailarina desajeitada que namorava um gago, Caio, interpretado por Antonio Fagundes. Claudia precisou engordar 10kg para interpretar Adriana. Na época, o termo “bailarina da coxa grossa” caiu na boca do povo e foi um tremendo sucesso. A dança faz parte da vida de Claudia Raia desde criança quando começou no balé. Na adolescência ela ganhou uma bolsa de estudos no American Ballet Theatre, e morou nos Estados Unidos por mais de um ano.

Em seguida, também dançando ela foi para a Argentina, aos 15 anos de idade, onde morou por um ano. A dança sempre esteve presente no sangue: a mãe da atriz também era bailarina e dona de uma escola de dança. Já a televisão passou a fazer parte da carreira quando ela foi convidada a participar do quadro Vamos malhar? no humorístico Viva o Gordo, em 1984, fazendo a Carola. Outro personagem de humor de sucesso foi no quadro As Presidiárias, como a prisioneira Tonhão, no programa TV Pirata.

O musical Cabaret está em cartaz no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo.
Fonte: Canal Viva