menu

18 de julho de 2011

Roque Santeiro de volta a partir de hoje no Viva!

Depois de Vale Tudo e Vamp, o Canal Viva reprisa mais uma novela clássica, Roque Santeiro, que volta ao ar hoje, à 0h15min, de segunda a sexta-feira, substituindo Vale Tudo, que terminou semana passada. Exibida originalmente de junho de 1985 a fevereiro de 1986, a novela virou mania nacional e consagrou metade do elenco. O Brasil inteiro assistiu Roque Santeiro. Acompanhou as safadezas do casal protagonista vivido por Lima Duarte e Regina Duarte, se apaixonou por Fábio Júnior encarnando um de seus primeiros galãs galinhas, riu das confusões da beata dona Pombinha na sua cruzada contra as dançarinas da Boate Sexus, uma delas interpretada por Cláudia Raia, e desconfiou do professor-lobisomem Astromar Junqueira, de Ruy Rezende.

Todas as tramas da novela eram um sucesso e o elenco fazia toda a diferença. Lima Duarte, o Sinhozinho Malta, e Regina Duarte, a Viúva Porcina, ainda não superaram a performance de Roque Santeiro. Tudo conspirava a favor. Os personagens, a história, os trejeitos, o figurino e a fala afetada, sotaque de Asa Branca, a cidadezinha de algum lugar do Nordeste.
Trama

O lugar esquecido no mundo ganhou fama depois da morte de Roque Santeiro (interpretado por José Wilker), o escultor de santos que teria defendido a cidade de bandidos, acabou morto protegendo a igreja e virou santo milagreiro na crença do povo da cidade. Sinhozinho Malta trata de esticar o mito, com a ajuda do prefeito, personagem de Ary Fontoura, e Asa Branca prospera às custas disso. Até um filme sobre Roque Santeiro está sendo rodado.

Mas eis que o santo não morreu, é tão enrolado quanto Sinhozinho Malta e reaparece em Asa Branca ameaçando pôr fim ao mito. A história é baseada numa peça de Dias Gomes, O Berço do Herói, censurada pela Ditadura Militar. A novela ia ao ar em 1975, mas uma conversa telefônica de Dias Gomes, grampeada pelo governo, revelava se tratar da mesmíssima história de O Berço do Herói disfarçada de Roque Santeiro para driblar a censura. De última hora, a Globo foi proibida de veicular a novela e colocou no ar uma reprise de Selva de Pedra.

Dez anos depois, quando Roque Santeiro finalmente foi ao ar, a aura de “novela proibida” já deu o start pra audiência lá em cima.

Só que Roque não está morto e volta à cidade, ameaçando pôr um fim ao mito. Sua presença leva ao desespero o padre Hipólito, o prefeito Florindo Abelha e o comerciante Zé das Medalhas, principal explorador do santo. Mas o maior prejudicado é Sinhozinho Malta, o todo-poderoso fazendeiro do lugar, que vê ameaçado o seu romance com a “viúva” Porcina, que nunca foi casada com Roque e sempre viveu à sombra de uma mentira articulada por Malta. Mentira institucionalizada para fortalecer o mito e tirar vantagens pessoais.

QUEM É QUEM

Roque Santeiro (José Wilker): O protagonista tem esse apelido por causa da habilidade de moldar santos. Ele vira o herói da cidade quando Asa Branca é invadida por bandidos. Os moradores fogem, Roque fica, some, é dado como morto e vira santo.

Viúva Porcina (Regina Duarte) – Ignorante de berço, Porcina é muito ambiciosa. Assim que chegou à cidade, foi amparada por Sinhozinho Malta, seu amante. Ela conta pra todo mundo que era casada com Roque e se aproveita disso para conseguir negócios vantajosos. O figurino com turbantes e joias extravagantes mais a voz fina e o bordão “Minaaaaaa” ficaram pra história.

Senhozinho Malta (Lima Duarte) - Cinquentão, vaidoso, mulherengo, tem dois objetivos na vida: mulheres e dinheiro. Além de querer o casamento com Porcina, para aumentar suas influências, Senhozinho ainda tem uma grande meta: construir o aeroporto da cidade, que vai lhe render uma boa fortuna. Ninguém esquece dele sacudindo as pulseiras, o som da cascavel ao fundo e o bordão: “Tô certo ou tô errado?”.

Seu Flô (Ary Fontoura) – Prefeito de Asa Branca é inteiramente dominado pela viúva Porcina e por Senhozinho Malta, que o elegeram. Com muitas ambições políticas, seu Flô é dono da melhor barbearia da cidade.
Roberto Mathias (Fábio Junior) - Ele é o ator que vive o papel de Roque Santeiro no filme que está sendo rodado em Asa Branca. Como profissional, é um irresponsável. A única preocupação de Roberto Mathias é conquistar todas as mulheres da cidade.

Ninon (Cláudia Raia) – É uma das dançarinas sensuais da boate Sexus, criada por Matilde (Yoná Magalhães), amiga de Sinhozinho Malta. Junto com a dançarina Rosaly (Isis de Oliveira), o trio de mulheres enfrenta a oposição de Padre Hipólito e das beatas da cidade, lideradas por dona Pombinha Abelha.

Você sabia?

Roque Santeiro foi a estreia com pé direito de três estrelas globais. Patrícia Pillar tinha 21 anos quando participou da novela ,vivendo a estrela de cinema que participava da gravação do filme sobre o santo de Asa Branca. Maurício Mattar fazia João Ligeiro, o irmão de Roque Santeiro. Cláudia Raia formava um trio de dançarinas com Yoná Magalhães e Isis de Oliveira.
Foi durante a novela que Cláudia Raia estampou a capa da revista Playboy duas vezes, em setembro de 1985 e em janeiro de 1986. Yoná Magalhães posou em fevereiro de 1986, no mês de encerramento da novela.

Na primeira versão, que teve os primeiros capítulos gravados na década de 70, o casal protagonista era vivido por Francisco Cuoco e Betty Faria, que recusaram os papéis na década seguinte, quando a novela foi mesmo ao ar. Lima Duarte e Regina Duarte agradecem.
Foram gravados dois capítulos finais. Num estilo meio Casablanca, Porcina está indecisa, vai com Roque Santeiro ou fica com Sinhozinho Malta? No final que foi ao ar, ela fica com Sinhozinho Malta, amor bandido e antigo. No outro, ela embarca com Roque Santeiro.
 
Fonte:O Povo Online