menu

4 de novembro de 2010

Homenagem do Mês: Aracy Balabanian

Nosso objetivo com as postagens "Homenagem do Mês",é fazer referência à algum amigo(a) de Claudia Raia,que merece uma atenção especial trazendo pro nosso Blog a biografia desse artista.No ano de 2009 foram homenageados:Ary Fontoura,Lima Duarte, Edson Celulari,Patricia Pillar,Tarcisio Meira,Ney Latorraca,Miguel Falabella,Jorge Fernando,Tony Ramos,Fernanda Montenegro,Silvio de Abreu e Eduardo Martini.

Escolhi como primeira homenageada do ano de 2010,a maravilhosa atriz Mariana Ximenes.Em fevereiro Louise Cardoso,em março Alexandre Borges;em abril a cantora Simone;em maio Carmo Della Vecchia,em junho Murilo Benício,em julho Priscila Fantin,em agosto Cacá Carvalho,em setembro Claudia Abreu,em outubro Guilia Gam e neste mês de novembro a sensacional ARACY BALABANIAN

A atriz Aracy Balabanian nasceu em Campo Grande, em 22 de fevereiro de 1940.

Seus pais vieram para o Brasil fugindo do genocídio armênio, tendo a atriz nascido em Campo Grande, atual estado de Mato Grosso do Sul.

Aos quinze anos mudou-se para São Paulo com os sete irmãos. Fez o vestibular para Ciências Sociais e para a Escola de Arte Dramática, vindo a abandonar os estudos de Sociologia para se dedicar ao teatro.

Sua estréia em televisão foi na peça "Antígona", de Sófocles, montada pela TV Tupi.

Contrário à carreira da atriz, o pai de Aracy só aceitou a opção profissional da filha em 1968, quando ela contracenou com Sérgio Cardoso na novela "Antônio Maria".

Versátil, Aracy é capaz de transitar por inúmeros gêneros e de criar personagens inesquecíveis como a idealista Violeta de "O Casarão" (1976), de Lauro César Muniz, a sofrida Maria Faz-Favor de "Coração Alado" (1980/81), de Janete Clair, a ardilosa Marta de "Ti Ti Ti" (1985/86) e a misteriosa Maria Fromet de "Que Rei Sou Eu?" (1989), ambas de Cassiano Gabus Mendes, a excêntrica Dona Armênia das novelas "Rainha da Sucata" (1990) e "Deus nos Acuda" (1992/93), ambas de Sílvio de Abreu e aquela que talvez seja a sua mais marcante, a fria e autoritária matriarca Filomena Ferreto de "A Próxima Vítima" (1995), também de Sílvio de Abreu.
Um de seus personagens mais populares foi Cassandra Matias Salão Pereira do programa "Sai de Baixo".

Curiosamente, atuou pouquíssimo no cinema nacional, tendo feito apenas os filmes "A Primeira Viagem" (1972), de Geraldo Vietri e "Policarpo Quaresma, herói do Brasil", de Alcione Araújo (1998).


No teatro, pode-se ressaltar seus desempenhos em peças dirigidas por Ademar Guerra, como Marat-Sade, de 1967 e interpretando Clarice Lispector em Clarice Coração Selvagem, encenada em 1998.


Em 2006, esteve no teatro, apresentando-se com peça "Comendo entre as refeições", ao lado de Virgínia Cavendish.

Na TV, esteve, em 2005, na novela "A Lua me Disse" e, em 2007, integrou o elenco da novela "Eterna Magia".

Em 2008, Aracy participou da minissérie "Queridos Amigos", de Maria Adelaide Amaral, e fez uma participação no seriado "Toma Lá Dá Cá" (Globo). No final do ano, Aracy participou do especial "O Natal Do Menino Imperador", também na Globo.

Em 2010, a atriz integra o elenco da novela "Passione" de Sílvio de Abreu.

Fonte: Dramaturgia Brasileira