menu

5 de junho de 2010

Bordões que Fizeram Sucesso na Televisão.


(Paulo Gracindo e Brandão Filho - Primo RicoxPrimo Pobre: Primo, vc é óoooooooooooooooooootimo!)

A criação de bordões é um hábito popular que apareceu na era eletrônica por meio dos programas humorísticos da era de ouro do rádio, nos anos 40/50, os mesmos que depois chegariam à televisão, em atrações como “Balança, mas não cai” (Rádio Nacional/50) e “A Praça da Alegria” (Rádio Tupi/57).

Às vezes fico pensando como eles têm um efeito sobre nossas vidas; o modismo acontece de uma hora para outra e de onde menos se espera. Embora o bordão tenha vida curta.

Ajudado pelo mestre Nilson Xavier, que lançou o excelente livro “Almanaque da telenovela brasileira”, e pelas minhas lembranças, mostro alguns que se tornaram famosos e engraçados.

Veja alguns que mais se destacaram, na minha modéstia opinião:


- Vamos deixar de lado os entretantos e partir pros finalmentes / Oportunista juramentado – Odorico Paraguassú (Paulo Gracindo).

- Ai meu Santo Inácio de Loiola! – Padre João (Cláudio Correa e Castro).

- Amizadinha – Miro (Carlos Vereza, Selva de Pedra).

- Fala danadinha, fala! – Adelaide e Eulália (Célia Biar e Kleber Macedo/Estúpido Cupido).

- É bestial – Machadinho (Tony Corrêa/Locomotivas).

- Ai, meus calo – Dona Xepa (Yara Cortes/Dona Xepa).

- Pomba – Cynthia (Sonia Braga/Espelho Mágico).


- Supimpa! – Alberico (Mário Lago/Dancin Days).

- Ai, Cacilda – Celinho (Ary Fontoura/Jogo da Vida).

- E eu não sei? – Edgar (José Lewgoy/Louco Amor).

- Cala a boca Jesus – Iara (Ilva Niño/Partido Alto).

- Nossos comerciais, por favor! – Um instante, maestro! – Flávio Cavalcanti.

- Bateu, levou! – Fábio (Nuno Leal Maia/A Gata Comeu).

- Tô certo ou tô errado? – Sinhozinho Malta (Lima Duarte/Roque Santeiro).

- Minha Deusa – Tony Carrado (Nuno Leal Maia/Mandala).

- Eu me to divididinha – Tancinha (Cláudia Raia/Sassaricando).

- Te mete! – Raquel (Regina Duarte/Vale Tudo.

- Sangue de Jesus tem poder! – Raquel (Regina Duarte/Vale Tudo).

- I-eu? – Sassá Mutema (Lima Duarte/O Salvador da Pátria).

- Meninos, eu vi! – Juca Pirama (Luis Gustavo (O Salvador da Pátria).

- Mistéééério! – Dona Milu (Mirian Pires/Tieta).

- Nos trinques – Timóteo (Paulo Betti/Tieta).

- Techau! – Tonha (Yoná Magalhães/Tieta).

- Eu vai colocar esse prédio na chon... – Dona Armênia (Aracy Balabanian/Rainha da Sucata).


- Coisas de Laurinha! – Betinho (Paulo Gracindo/Rainha da Sucata).

- Translumbrante – Kika Jordão (Arlete Salles/Lua Cheia de Amor).

- Seeei lá! – Tadeu (Marcos Palmeira/Pantanal).

- Quando eu me espalho ninguém me junta! – Maria Escandalosa (Cláudia Raia/Deus nos Acuda).

- Justo, muito justo, justíssimo – Belarmino (José Wilker/Renascer).

- Stop, take it easy! Salgadinho, stop! Me poupe, me economize! – Luzineide (Regina Dourado/Explode Coração).

- A juripoca vai piar! – Amabel (Arlete Salles/Salsa e Merengue).

- Oh xente, mai gódi! – Altiva (Eva Wilma/A indomada).

- Cala a boca Luzineide! / Não to podendo – Bina (Cláudia Gimenez/Torre de Babel).

- Eta lê-lê – Ava Maria (Ângela Vieira/Torre de Babel).


- Abalou Bangu! – Edilberto (Luiz Carlos Tourinho/Suave Veneno).

- É brinquedo não! – Dona Jura (Solange Couto/O Clone).

- Cada mergulho é um flash! – Odete (Mara Manzan/O Clone).

- Prest´enção! – Esmeralda (Ângela Vieira/Coração de Estudante).

- Sou chique, bem! – Márcia (Drica Moraes/Chocolate com Pimenta).

- Felomenal! Depressa que o tempo ruge e a Sapucaí é grande! – Gionanni Improta (José Wilker/Senhora do Destino).

- Te dedico – Viviane (Letícia Spiller/Senhora do Destino).

- Copiou, Farinha? – Seu Gomes (Walter Breda/América).

- É fogo na canjica! – Tainha (Rodrigo Faro/O Projeta).

- Come lasanha pooooooooooode - (Fabiana Karla/Zorra Total).

-Vem cá eu te conheço?-(Maria Clara Gueiros/Zorra Total).

- Isto não te pertence mais – (Fabiana Karla /Zorra Total).

- Cala a boca, Magda! – Caco (Miguel Falabella/Sai de Baixo).

- Socorro, né mãe... – Carina (Deborah Secco/A próxima Vítima).

De uma leitora do Blog - Sois rei, sois rei / Je vi de bec / Me tira os tubos, me tira os tubos / Casa separa, casa separa, Batista, eu não caso mais / Pensar que eu saí de dentro dela / Eu só queria entender (Personagens de Jô Soares).

- É mentira, Terta? / Pô, mãe, eu sou jovem / Ca-la-da / Eu sou o Bozó, trabalho na Globo, tá legal? / Eu quero que pobre se exploda (Personagens de Chico Anysio).

- Cala a boca Fernandinho, eu só abro a boca quando eu tenho certeza – (Sônia Mamede/Cláudia Rodrigues/Zorra Total).

- Di Catiguria/Cueca Manera – Bebel (Camila Pitanga/Paraíso Tropical).

- Vem cá, te conheço? – Laura (Maria Cláudia Gueiros/Zorra Total).

- Êpa, êpa, êpa/Justamente/Muita calma nessa hora – Juvenal (Antonio Fagundes/Duas Caras).

- Olha a faca!/ Mexe com quem ta quieto – Patrick (Rodrigo Fagundes/Zorra Total).

A verdade é que os bordões de televisão grudam na boca do povo que nem chiclete, e às vezes permanecem circulando por aí mesmo depois que o programa ou novela saiu do ar. Quem lembrar de outros, pode enviar que eu acrescento.

"Tomorrow, is Another Day".

Fonte:Nostalgia,por Paulo Senna