menu

4 de maio de 2010

Guia Ilustrado TV Globo à venda!

Quem foi mesmo o algoz de Odete Roitman? E o cadeirudo de A Indomada, quem era? Quantas e quais atrizes viveram Helenas no eixo Leblon-Búzios de Manoel Carlos?

Até os mais fanáticos por novela às vezes se pegam sem essas respostas na ponta da língua. Para ajudar nessa tarefa chega às livrarias o Guia Ilustrado TV Globo - Novelas e Minisséries (Zahar, 316 pág., preço médio R$ 30).

A edição traz sinopses e fotos desde a primeira produção global, Ilusões Perdidas, até a mais recente, Tempos Modernos. São 45 anos de produção ininterrupta, que soma 252 novelas.

Cada produto aparece com ficha técnica reduzida e pequena sinopse. O melhor é que é por ordem de exibição. Dá para perder horas e horas lembrando as novelas do seu tempo, gastar tempo nos índices remissivos.

Detalhados, logo no início do livro, estão os processos de confecção de uma novela. O texto aponta como surge a sinopse, quem é que executa as funções no set e até como é escolhida a trilha sonora dos projetos.

Alguns textos trazem curiosidades sobre o universo abordado na trama.

Nas fotos, destacam-se casais, vilões e coadjuvantes. Há fotos históricas de atores como Regina Duarte, Susana Vieira, Tony Ramos, Marília Pêra, Glória Pires, Antonio Fagundes e muitos outros, que destacam as mudanças de mocinhas e mocinhos pueris para divas e galãs da telinha. E muitas outras, que ilustram personagens que até hoje são inesquecíveis.

Minisséries - De 1982 para cá, a Rede Globo produziu 66 minisséries. Começou com Lampião e Maria Bonita, protagonizada por Tânia Alves e Nelson Xavier e terminou com Dalva e Herivelto - Uma Canção de Amor, com Adriana Esteves e Fábio Assunção.

Entre essas duas, dá pra lembrar de momentos históricos da televisão, como Anarquistas Graças a Deus, O Tempo e O Vento, Grande Sertão: Veredas, Anos Dourados, Agosto e Hoje é Dia de Maria.

Sem deixar dúvida com relação aos enredos, ficam apenas as saudosas lembranças do produto mais famoso e assistido pelo brasileiro.

Alguns sucessos:

‘A Favorita'' marca a inovação na dramaturgia. Flora (Patrícia Pillar) a grande vilã da trama, só foi desmascarada para o público no meio da novela. Antes, Donatela (Claudia Raia) era considerada a malvada.

A minissérie Grande Sertão: Veredas, com Tony Ramos e Bruna Lombardi como protagonistas, foi gravado durante 90 dias em Minas Gerais. Tony emagreceu oito quilos e fez aulas de equitação e treino militar

Bebel, de Paraíso Tropical, foi uma das grandes prostitutas de novela. Outras memoráveis, são: Rosa Palmeirão, de Porto dos Milagres; Zenilda, de A Indomada (que tinha a Grampola); Capitu, de Laços de Família e Hilda Furacão, da minissérie homônima.

Na época de Vamp, o visual vampiresco virou moda. A novela inovou em linguagem, apresentando cenas em formato de videoclipe

Raí (Marcelo Novaes), de Quatro Por Quatro, viveu ao lado de Babalu (Letícia Spiller) um dos casais mais queridos. O par levou o romance para fora das telas por alguns anos.

Fonte:Diário do Grande ABC