menu

24 de fevereiro de 2010

Vidas em movimento

Confronto do desejo e do medo é o fio condutor do musical que Claudia Raia apresenta de hoje a sexta-feira, em Florianópolis, sob direção de Cacá Carvalho

Como é viver de pernas pro ar? –É uma delícia – diz Claudia Raia. A atriz, que ficou conhecida no país por seus personagens nas telenovelas da TV Globo e pelo antológico seriado TV Pirata, desembarca hoje no Teatro Pedro Ivo, na Capital, para uma temporada de três dias do espetáculo Pernas Pro Ar. Na peça, Claudia, sob a direção de Cacá Carvalho, dá um show de interpretação e de dança.

Ela, que se autodefine como bailarina, conta por meio de movimentos ousados, cenário riquíssimo, iluminação e marcações perfeitas a história de todas as mulheres que sempre vivem uma dualidade: manter-se na vida pacata de uma dona de casa com seus afazeres e frustrações ou jogar-se ao vento de descobrir os sabores da liberdade.

Tanto que, numa das cenas, a personagem de Claudia mostra este conflito de desejos por meio de um movimento inusitado onde cada uma de suas pernas caminha em uma direção.

E quem desperta estas emoções digamos “avessas” na mulher que vive comportada e quase sem sonhos é nada menos que um diabinho. Pudera: com argumento de Luis Fernando Verissimo e texto de Marcelo Saback não poderiam faltar humor inteligente e rebuscado.

Para criar o ambiente da divertida história de uma dona de casa, que canta e dança a aventura de mudar de vida por intermédio de grandes sucessos da música mundial, Claudia ousou na montagem. Após três anos longe dos palcos, encontrou as possibilidades tecnológicas que gostaria de mostrar.

Desta forma, Pernas Pro Ar conta com projeções volumétricas, softwares, sensores, câmeras e projetores.São três toneladas de equipamentos e uma equipe com mais de 150 pessoas envolvidas na montagem desse megaespetáculo.

A tecnologia está em harmonia com o desempenho, dedicação e técnica dos artistas liderados por Claudia Raia, que teve uma exaustiva preparação de oito horas por dia, durante três meses.

O elenco de Pernas Pro Ar conta com as participações especiais dos atores Marcus Tumura e Ruben Gabira, além de nove atores-bailarinos. Sete músicos executam a trilha do espetáculo ao vivo, sob a regência e direção musical de Paulo Nogueira, para as versões musicais realizadas por Bibi Ferreira, Sylvia Massari, Zé Rodrix e Claudio Botelho.

– A ideia inicial é popularizar o gênero. Quero trazer para o musical um público que não vai ao teatro – afirma Claudia, uma das pioneiras em montagens de musicais no Brasil, com inúmeras no currículo, a última Sweet Charyte.

Para o diretor do espetáculo, Cacá Carvalho, o universo dos musicais no Brasil na última década ficou rico.

– Há uma produção de inegável qualidade, que gera uma quantidade de artistas com ferramentas e talentos incríveis. Tentei encontrar um modo de desenvolver uma infraestrutura na qual eles tivessem oportunidade de ser o que eles são e pudessem criar – diz Cacá.

Pernas Pro Ar traz recursos tecnológicos já utilizados por Madonna e pelo Cirque du Soleil e que, por meio de imagens 3D, dão a impressão de que o ator está dentro de um cenário.

jacqueline.iensen@diario.com.br

JACQUELINE IENSEN

Fonte:Diário Catarinense