menu

1 de fevereiro de 2010

Homenagem do Mês de Fevereiro:Louise Cardoso

Nosso objetivo com as postagens "Homenagem do Mês",é fazer referência à algum amigo(a) de Cláudia Raia,que merece uma atenção especial trazendo pro nosso Blog a biografia desse artista.No ano de 2009 foram homenageados:Ary Fontoura,Lima Duarte, Edson Celulari,Patricia Pillar,Tarcisio Meira,Ney Latorraca,Miguel Falabella,Jorge Fernando,Tony Ramos,Fernanda Montenegro,,Silvio de Abreu e Eduardo Martini.

Escolhi como primeira homenageada do ano de 2010,a maravilhosa atriz Mariana Ximenes.Neste mês de fevereiro a grande homenageada é a sensacional atriz LOUISE CARDOSO!


Louise Ferreira Cardoso, conhecida como Louise Cardoso, nasceu no Rio de Janeiro em 1954. Estudou letras na UFRJ e teatro com Maria Clara Machado.

Começou sua carreira artística em O Tablado em 1971 e 5 anos mais tarde, estreou profissionalmente na peça “Quarteto”, de Antônio Bivar e direção de Ziembinsky. Nos anos seguintes, atuou em diversas peças, tais como “O Beco do Brecht”, “A Feira Livre”, “Village”, “O Beijo da Louca”, “A Mente Capta”, “Clown Nine, Numa Nice”, “Besame Mucho”, “Um Bonde Chamado Desejo”, “A Divina Chanchada”, “Ela Odeia Mel”, “Fulaninha e Dona Coisa”, “A Capital Federal” e “Salve Amizade”.

Na televisão, começou no seriado “Ciranda, Cirandinha”. Participou de várias novelas e minisséries, como “Gina”, “Marrom Glacê”, “A Força de um Desejo”, “Porto dos Milagres”, "Zazá", "Cara e Coroa", “Engraçadinha... Seus Amores e Seus Pecados", "Deus Nos Acuda", “Felicidade", "Mico Preto", "O Primo Basílio”, "Cambalacho", "O Tempo e o Vento", "Viver a Vida", "Champagne" e “JK”.-

Também participou de programas como “Viva o Gordo”, “TV Pirata”, "A Comédia da Vida Privada".

No cinema, atuou em vários filmes, tais como Irma Vap - O Retorno, Gaijin - Ama-me Como Sou, 1972, Corpo, Apolônio Brasil, Campeão da Alegria, Viva Sapato!, For All - O Trampolim da Vitória, Miramar, O Pesadelo da Casa Própria, Pais e Filhos, Matou a Família e Foi ao Cinema, O Escurinho do Cinema, Sonhos de Menina Moça, Leila Diniz, Baixo Gávea, Urubus e Papagaios, Bar Esperança, A Próxima Vítima, Os Trapalhões na Serra Pelada, Os Vagabundos Trapalhões, O Sonho não Acabou, Gaijin - Os Caminhos da Liberdade, Cabaret Mineiro, Parceiros da Aventura, O Coronel e o Lobisomem, Teu Tua, Se Segura, Malandro!, O Seminarista, Gente Fina É Outra Coisa e Marcados para Viver.

O ponto alto de sua carreira foi Leila Diniz, dirigido por Luiz Carlos Lacerda, em que reviveu com muita competência a grande musa do cinema brasileiro.

Louise leciona interpretação no Tablado e escolas de ensino básico.

Em 1994, produz “Navalha na Carne,” de Plínio Marcos, ao lado de Diogo Vilela, sob a direção de Marcus Alvisi. Para interpretar a prostituta Neusa Sueli, a atriz freqüenta a Vila Mimosa e, durante a temporada, faz uma sessão com 50 prostitutas convidadas.

No ano 2000, produz e atua em “A Rosa Tatuada”, de Tennessee Williams.

Volta à cena como produtora e protagonista de “Sílvia”, de A. R. Gurney, em 2002, em que interpreta uma cadela. Em 2003, é dirigida por Cibele Forjaz em “O Acidente”, de Bosco Brasil.

Ganhou duas vezes o Troféu Candango de Melhor Atriz, no Festival de Brasília, por "Baixo Gávea" (1986) e "Leila Diniz" (1987).

Em 2006, integra o elenco de “Páginas da Vida”, de Manoel Carlos.

Em dezembro de 2007, Louise Cardoso comemora 30 anos de carreira em grande estilo. Ao lado da Armazém Cia. de Teatro, que celebra 20 anos de existência, ela sobe ao palco do CCBB para incorporar a protagonista de ‘Mãe Coragem e Seus Filhos’, uma das obras mais famosas de Brecht.

Dirigida por Paulo de Moraes, a trama tem como pano de fundo a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), na Alemanha. A atriz revelou, em uma entrevista, que a parceria com a Armazém Cia. de Teatro foi decisiva para compor a protagonista. “É a partir da interação com os outros personagens que se revela a complexidade da Mãe Coragem, que precisa sobreviver à guerra”, disse ela.

Em 2009, Louise Cardoso volta à TV para integrar o elenco do seriado "Malhação", da Rede Globo, e participa do filme "Tempos de Paz".

Fonte:Dramaturgia Brasileira