menu

1 de novembro de 2009

Homenagem do Mês de Novembro: Silvio de Abreu

Nosso objetivo com as postagens "Homenagem do Mês",é fazer referência à algum amigo(a) de Cláudia Raia,que merece uma atenção especial trazendo pro nosso Blog a biografia desse artista.No mês de janeiro o homenageado foi Ary Fontoura,no mês de fevereiro Lima Duarte,no mês de março Edson Celulari,no mês de abril Patricia Pillar,no mês de maio Tarcisio Meira,no mês de junho Ney Latorraca,no mês de julho Miguel Falabella,no mês de agosto,Jorge Fernando,no mês de setembro,Tony Ramos,no mês de outubro,Fernanda Montenegro e nesse mês de novembro,o Novelista: SILVIO DE ABREU!


Nascido no bairro da Liberdade, em São Paulo, Sílvio de Abreu foi conquistado desde criança pelo fascínio do cinema musical. “A emoção que aquilo me deu foi enorme ... as pessoas cantavam, eram bonitas ...eu queria entrar naquela tela e viver aquela fantasia...
Aos 19 anos matriculou-se na EAD-Escola de Arte Dramática de São Paulo e formando-se em cenografia. Trabalhou em teatro,cinema e televisão como ator,diretor e cenógrafo. A partir de sua experiência como roteirista de cinema, ao lado de Carlos Manga, escrevendo roteiros para pornochanchadas, foi contratado em 1977 pela Rede Tupi para adaptar o romance Éramos Seis, de Maria José Dupré, em co-autoria com Rubens Ewald Filho, em telenovela obtendo expressivo sucess
o.Convidado pela Rede Globo, estreou escrevendo a novela Pecado Rasgado - que não se tornou nenhum enorme sucesso. Escreveu também a polêmica minissérie Boca do Lixo.

Com Guerra dos Sexos, Sílvio finalmente mostra ao Brasil sua genialidade. Contando com astros da grandeza de Fernanda Montenegro, Paulo Autran, Glória Menezes e Tarcísio Meira, a novela teve índices de audiência astronômicos, o que lançou o nome do autor na galeria dos maiores autores da televisão. Outros sucessos vieram: Sassaricando e Cambalacho, antes de Sílvio debutar no horário nobre, com a ótima Rainha da Sucata. Seguiram-se Deus Nos Acuda (às sete horas), A Próxima Vítima - um estrondoso sucesso, que parou o país - e a polêmica - mas outra grande audiência - Torre de Babel. Mês passado estreou As Filhas da Mãe (ou A Incrivel Batalha das Filhas da Mãe nos Jardins do Éden), que vem para o horário das sete com aparato de horário nobre.

Obs: Claudia Raia sempre atuou nas novelas de Silvio de Abreu,porém está de fora da novela Passione que estreia em 2010.