menu

23 de julho de 2009

''Aqui não tem lipo nem silicone, é tudo como Deus fez''


Por Clarice Muniz

Sem pisar nos palcos com um musical há três anos,Claudia Raia, 42, se prepara para voltar. Esse é um lado importantíssimo na carreira da multifacetada atriz, que em setembro estreia e corre contra o tempo para selecionar o elenco. Na quinta (9), ela esteve na academia Petite Danse, na Barra da Tijuca, Rio, para uma audição com 60 bailarinos, atores e cantores que estão disputando oito vagas para o espetáculo. Bom humor é o que não falta na selecionadora e produtora. ''É bem complicado porque tenho 1,80 metro e preciso de atores altos perto de mim, senão fica terra de gigantes e parece que estou dançando com Enzo e Sophia'', diz referindo-se aos filhos de seu casamento com o ator Edson Celulari, 51, um marido sempre presente (veja Parceiros queridos na vida e no trabalho).

Depois de ''morar'' no Projac por nove meses devido às gravações de A Favorita, novela pela qual foi indicada como Melhor Atriz ao Prêmio Contigo! de TV este ano (ganhou em 2006 como Coadjuvente pela personagem Safira, em Belíssima), Claudia já retomou as atividades físicas. Com 10 quilos a menos, desde que entrou de férias da tela, ela se diverte ao lembrar dos rumores de que estaria grávida. ''A novela me exigia muito, trabalhava 18 horas por dia. Eu engordei porque comia feito louca e não conseguia fazer meus exercícios, pois já estava com o pé lesionado'', lembra, mencionando um acontecimento que a levou a uma artroscopia. O curto período fora do peso foi uma provação. ''Pude ver que minha carreira não vive da minha condição física. Foi uma experiência legal'', afirma. ''E também não sofri com esse boato de gravidez. Sou uma figura pública. Senão, eu seria gerente de banco. Sou considerada uma mulher bonita, de corpão, é comum que tenham interesse em saber o que faço para manter a forma'', completa. Para perderos quilinhos extras, a atriz fechou a boca e malhou. ''Dizem que fiz lipo, que tirei a fórceps, mas eu fiz dieta. Tenho uma alimentação maravilhosa, só que sou comilona'', diz. Nos primeiros 15 dias, cortou o carboidrato e seguiu um cardápio com saladas, sopas, frutas, frango e peixe. ''Aqui não tem lipo nem silicone, é tudo como Deus fez'', diverte-se.

Ela é um espetáculo
''As pessoas estão cada vez mais preparadas graças ao crescimento dos musicais no país. Vozes lindas que estão aparecendo, bailarinos ótimos. Antes, para fechar um elenco, você tinha de vender a alma ao diabo'', reflete a atriz, que, durante a seleção, teve a ajuda de Wolf Maya, 55, diretor do musical. ''Claudia é um espetáculo à parte. Sócia de qualquer ideia. Estava morrendo de saudade de trabalhar com ela'', diz Wolf. Para dar início aos testes, a atriz precisou providenciar uma cadeira para esticar a perna direita, envolvida por uma bolsa de gelo. ''Estirei a panturrilha ontem. Sou muito serelepe. Faço umas 500 mil aulas'', explica ela, que, em março, passou por uma cirurgia no pé direito, prejudicado pelos repetidos movimentos do balé, praticado desde a infância. ''O ortopedista Carlos Henrique Bittencourt usou uma técnica que ainda está no começo no Brasil. Retirou uma quantidade do meu sangue, que foi centrifugado, para aproveitar apenas o fator de crescimento, que é o PRP, plasma rico em proteína. Isso é um anti-inflamatório natural. O médico fez uma artroscopia (pequena intervenção cirúrgica para tratar lesões) e injetou esse PRP na lesão óssea que eu tinha. Hoje posso fazer coisas que não esperava'', comemora. Afinal, uma rotina calma não é o que ela planeja. Diariamente, faz balé e exercícios aeróbicos na areia e, três vezes na semana, pratica pilates. ''Estava fora de forma, fiquei 40 dias sem apoiar o pé no chão. Agora, vou começar a fazer duas aulas de balé por dia'', diz ela.

Férias com o marido
Entre a novela e a cirurgia, Claudia e Edson fugiram para uma nova lua de mel. ''Fiz uma viagem linda com meu marido para a China e o Japão. Descansei e, na volta, fiquei agarrada aos meus filhos. Agora estou a mil trabalhando'', diz. Para estar mais próxima das crianças, ela pretende se apresentar com o musical no meio da semana e reservar os sábados e domingos para Enzo, 12, e Sophia, 6. ''Tenho de estar com eles. Durante A Favorita, eles e Edson sentiram a minha falta'', conta.

''Agora eu chego em casa e quem eu encontro na minha cama? Uma mulher gorda! Está puxado para mim'', brinca ela referindo-se ao personagem do marido no musical Hairspray, em cartaz no Rio (Veja matéria na página 120). Mesmo com tanta correria, Claudia não descarta mais um filho - um assunto que ela vem trazendo com os anos, sempre comentando a possibilidade. ''Esse é o meu melhor papel. O Enzo fala: 'Mãe, você está louca, já tem dois. Por que quer um terceiro?' Porque é bebê, é tudo novo, é uma graça. Ainda tenho muita vontade'', avisa.

Fonte:Site Contigo