menu

19 de dezembro de 2008

A Favorita é a melhor novela de 2008!


João Emanuel Carneiro não tem do que reclamar do ano de 2008. Também pudera. Logo em sua primeira novela das oito, o autor arrebatou o público ao revelar no segundo mês da trama a culpada de "A Favorita". Aliás, quando escolheu o título da história, João parecia estar prevendo que a trama se tornaria a predileta dos telespectadores. Vale lembrar, porém, que ele contou com uma boa dose de sorte aliada a um elenco talentoso. Afinal, o ano foi de uma certa escassez criativa em se tratando de teledramaturgia.

"Desde o início, propus um jogo, no qual convidava o público a participar. Fiquei imensamente feliz ao perceber que ele aceitou entrar nessa grande brincadeira", analisa João sobre a vitória de "A Favorita", eleita a Melhor Novela de 2008 com 56,74% dos votos. A eleição foi aberta a todos os telespectadores, que durante dez dias puderam votar pelo "UOL Televisão".
Apesar de registrar uma média de 40 pontos de audiência - marca considerada morna para a emissora no horário das oito -, a novela prendeu a atenção do público pela performance de alguns atores. A começar por Patricia Pillar, a perversa Flora, que foi eleita a Melhor Atriz com 31,49% dos votos. "Acredito que o público se identifique com o humor que surge da falta de pudor da Flora, que chama a Lara de purgante e o Gonçalo de velho babão. De uma certa forma, ela traz um pouco de leveza para um universo tão pesado", avalia a atriz, que desbancou a espalhafatosa Rakelli, papel de Ísis Valverde em "Beleza Pura", que totalizou 22,40% dos votos.

Quem conquistou o título de Melhor Ator foi Murilo Benício, o inescrupuloso Dodi da mesma novela. A história do papel, por sinal, é bem curiosa. A princípio, o golpista seria vivido por Fábio Assunção que recusou o personagem na época. Interessado em apostar em outra linha de interpretação, Murilo aceitou o malandro de presente. E, aplicado que é, levou muito a sério a tarefa. Afinal, estava querendo fazer menos humor, gênero que vinha encarando com uma certa freqüência. Seu último papel na tevê, por exemplo, foi o atrapalhado Arthur Fortuna de "Pé Na Jaca". "Não sei se é bom ou ruim um vilão ser querido. Só acho engraçado", diverte-se Murilo, que arrebatou 23,53% dos votos.

Como se já não bastasse abocanhar os prêmios de Melhor Novela, Melhor Atriz e Melhor Ator, "A Favorita" também levou, através de Miguel Rômulo, o prêmio de Ator Revelação. Na pele do maduro Shiva Lênin, o ator, de 16 anos, pôde experimentar o drama de um menino que se divide entre dois pais: o lunático Augusto César, de José Mayer, e o correto Elias, de Leonardo Medeiros. "Fico feliz com a evolução do Shiva, que era um papel pequeno, que foi ganhando espaço na novela, e está dando certo", derrete-se Miguel Rômulo, que recebeu 32,60% dos votos do público.
Fonte: Site Uol