menu

3 de julho de 2008

Biografia de Cláudia Raia



Maria Cláudia Motta Raia nasceu em Campinas, 23 de dezembro de 1967 é uma bailarina e atriz brasileira.
O seu primeiro trabalho profissional foi aos dez anos de idade, como manequim do costureiro Clodovil. Com problemas de crescimento, aos onze anos necessitou fazer um tratamento para controlar o excesso de crescimento: aos treze anos de idade alcançou 1,70m de altura, o que fazia com que se considerasse "desengonçada".
No início de carreira dançou profissinalmente nos Estados Unidos e na Argentina. Aos treze anos, ganhou uma bolsa para estudar balé em Nova Iorque. Estreou aos dezessete anos na televisão brasileira, como a personagem "Carola", contracenando com o ator Jô Soares no quadro "Vamos Malhar" do programa Viva o Gordo, na Rede Globo.
Aos dezoito anos de idade estrelou a versão brasileira do musical Chorus Line. Em 1984 posou pela primeira vez para a edição brasileira da revista masculina Playboy, utilizando o nome de Maria Cláudia. Posou novamente em 1985 e 1986, já com o nome de Cláudia Raia.
Em 1988 surpreendeu com o personagem "Seu Tonhão", uma presidiária no quadro As presidiárias do programa TV Pirata, cujo enorme sucesso lhe garantiu o reconhecimento como atriz.
Em 1984 iniciou o namoro com o humorista Jô Soares, o qual durou durante dois anos, no início de sua carreira televisiva. Casou com ator e modelo Alexandre Frota em dezembro de 1986, e com ele quem permaneceu cerca de um ano. Hoje está casada com o também ator Edson Celulari, por quem se apaixonou durante as gravações da telenovela Deus nos Acuda, onde faziam o par romântico. Juntos têm dois filhos: Enzo e Sophia.
Atualmente está na TV como Donatela Fontini, uma perua ambiciosa e de caráter duvidoso em A Favorita. É sua primeira protagonista do horário nobre.


Fonte:Site Wikipédia